O papel do cirurgião bariátrico no processo de perda de peso do paciente

Sumário

2 minutos para ler

Qual a importância de uma equipe multidisciplinar para a realização da bariátrica?

A obesidade é uma doença complexa que envolve fatores psicológicos, metabólicos, sociais e de hábitos de vida.  Por se tratar de uma doença desencadeada por múltiplos fatores, é fundamental que a abordagem seja feita por equipe multidisciplinar composta pelo Cirurgião Bariátrico, o endocrinologista, o psicólogo e/ou psiquiatra,  o nutricionista e o profissional de educação física.

Como funciona o acompanhamento do cirurgião bariátrico antes e depois da cirurgia?

O cirurgião bariátrico inicia seu acompanhamento quando o paciente não obteve sucesso no emagrecimento com mudanças no hábito de vida e o tratamento medicamentoso com o acompanhamento do endocrinologista e do nutricionista. Durante a avaliação inicial do cirurgião são solicitados avaliação psicológica, exames de check-up (laboratorial, cardiológico, pulmonar, endoscopia digestiva alta e ecografia do abdome) para avaliação da saúde do paciente e verificar se o paciente tem condições físicas para o procedimento. Sendo constatado as boas condições físicas para realização do procedimento e a avaliação psicológica adequada, o paciente é encaminhado para cirurgia. Após a cirurgia, o paciente deve manter o acompanhamento médico regular, mais frequente durante o primeiro ano e, posteriormente, anual.

Quais fatores influenciam no sucesso do tratamento?

Deve-se ter em mente, que a cirurgia bariátrica, assim como qualquer outro tratamento para obesidade (dieta, medicamentos e procedimentos endoscópicos), depende do engajamento do paciente na mudança de seus hábitos alimentares e de atividade física. Por isso, para o sucesso do tratamento é fundamental o engajamento do paciente ao tratamento e o acompanhamento multidisciplinar.

Quais as chances da volta da obesidade após a cirurgia?

Existe uma taxa de 20 % de reganho de peso após a cirurgia bariátrica. Isso acontece, principalmente, nos pacientes que não adequaram, a longo prazo,  seus hábitos alimentares,  não seguem uma rotina de exercícios e abandonam o acompanhamento multidisciplinar. A obesidade é uma doença crônica e deve ser combatida durante toda a vida.

Conte com o Instituto de Saúde Digestiva para avaliar qual a melhor solução para o seu caso. Agende a sua consulta pelo link aqui com um dos nossos médicos cirurgiões do aparelho digestivo  e dê o primeiro passo para uma vida mais saudável.

Conheça os médicos

relacionados