O que é o balão intragástrico?
Balão intragástrico (BIG) é um dispositivo de silicone ou polímero que é introduzido no estômago por via endoscópica a fim de promover diminuição do apetite, redução da ingesta alimentar e aumento da saciedade, possibilitando a mudança no padrão alimentar e facilitando a perda de peso.
Em que situações o balão intragástrico é recomendado?
De modo geral, o tratamento da obesidade com o BIG é indicado para pacientes com índice de massa corporal (IMC) entre 30 e 40 kg/m’ e que não apresentam perda de peso sustentável com medidas conservadoras (terapia medicamentosa e mudança do estilo de vida) ou que não desejam ser submetidos a terapias mais invasivas (técnicas de cirurgia bariátrica).
Pacientes com IMC entre 27 e 35 kg/m’, que não preenchem critérios para o tratamento cirúrgico e que falharam no tratamento conservador, são outro grupo que se pode beneficiar do tratamento bariátrico com o BIG: Esse dispositivo também tem mostrado resultados satisfatórios em pacientes com IMC maior que 40 quando associado a um programa de reeducação alimentar e exercícios físicos, sendo indicado àqueles que não querem ou não podem realizar uma cirurgia bariátrica.
Em pacientes com IMC maior que 50, o BIG demonstrou resultados satisfatórios para redução da hepatomegalia (fígado grande), condição que dificulta a técnica da cirurgia bariátrica. O BIG também é indicado como “terapia de ponte” para cirurgia bariátrica definitiva em pacientes superobesos com risco de complicações perioperatórias patentes, com o objetivo de promover perda de peso pré-operatória e melhorar as comorbidades relacionadas à obesidade.
A inserção do balão favorece a perda de peso a curto prazo, no entanto, quando usado previamente às abordagens cirúrgicas bariátricas definitivas (banda gástrica, Sleeve ou Bypass em Y de Roux), resultados duradouros podem ser mais efetivamente alcançados.
Como é feita a colocação do balão intragástrico?
A colocação do BIG é feita através da Endoscopia Digestiva sob sedação e supervisão de um anestesiologista na nossa clínica. Procedimento rápido com duração aproximada de 15 minutos. O período de duração do tratamento com o BIG pode ser de 6 meses ou de 1 ano. A retirada também é realizada por Endoscopia, portanto não necessita de procedimento cirúrgico.
Quais são as vantagens?
Procedimento não cirúrgico, não necessita de cortes, recuperação rápida, baixo risco, perda de peso de 20% em média, pode ser repetido quantas vezes quiser, totalmente reversível.
Quais são os riscos?
Os riscos do BIG são baixos e apresentam baixas taxas de complicações. Os sintomas gastrointestinais como vômitos, dor e desconfortos tendem a ser autolimitados com duração média de 3 a 5 dias.
Cuidados e recuperação após a colocação do balão intragástrico.
Após a colocação do BIG é muito importante o paciente seguir a dieta prescrita e ter o acompanhamento multidisciplinar para obter sucesso no tratamento com auxílio de nutricionista, educador físico e psicólogo. Devemos entender que o balão ajuda na saciedade e na restrição mecânica da alimentação, porém somente seguindo a dieta e realizando atividades físicas que a perda de peso acontece de maneira consistente.
Ajudamos nossos pacientes com a dieta inicial, entretanto sem a equipe multidisciplinar a perda de peso não atinge os níveis desejados. Devemos evitar os alimentos com gás e com açúcar devido a grande quantidade de calorias.
Possíveis resultados com a colocação do balão intragástrico.
O BIG em média proporciona resultados de 20% de perda de peso, podendo variar para mais ou para menos dependendo do comprometimento do paciente com a dieta e com a atividade física.
Quanto tempo duram os efeitos?
O tratamento com o BIG tem duração de 6 meses a 1 ano. A perda de peso acontece em sua maior parte nos 3 primeiros meses com duração aproximada até o sexto mês. Os 6 meses subsequentes servem para estabilizar a perda de peso gerando menores índices de reganho de peso. Quanto maior o tempo de tratamento, menor a chance de reganho de peso.
Quanto custa colocar o balão intragástrico.
BIG é um procedimento particular e não é coberto pelo plano de saúde na grande maioria dos casos. Nossa equipe fornece os laudos e toda assistência caso deseje solicitar reembolso ao seu convênio. Entre em contato com nosso time para saber as condições de pagamento.
Conte com o Instituto de Saúde Digestiva para avaliar qual a melhor solução para o seu caso. Agende a sua consulta pelo link aqui com um dos nossos médicos cirurgiões gastroenterologistas e dê o primeiro passo para uma vida mais saudável.